Quem sou eu

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Apagão Aéreo


Confesso que gostaria de inaugurar esta pagina com algo mais alegre, mas, sempre penso em como começa-la e acabo deixando o tempo passar. Acontece que não dá mais para esperar.

Precisamos levantar nossa voz em um coro só (infelizmente não para gritar Brasil no Pan) e sim para tentar acabar com esse marasmo e indiferença que o governo vem fazendo com o caso do nosso espaço aéreo brasileiro.

Desde setembro do ano passado vivemos as escuras. Sem teto aéreo, sem rumo, sem liderança. Em setembro, houve o acidente da GOL, aparentemente uma falha no radar, aparentemente uma falha do piloto americano, aparentemente uma falha dos controladores de vôo, aparentemente 154 vítimas...

De setembro pra cá, discutiu-se muito em quem colocar a culpa, mas nada se fez para solucionar os problemas. Quais são os problemas?

- os controladores culpam o governo por aparelhos obsoletos, por excesso de trabalho, por excesso de aeronaves.

- o governo culpa os militares por centralização do poder, a oposição por não deixar o governo trabalhar, o povo por não ter paciência, e por viajar muito.

Que soluções foram tomadas? Até agora não foi publicado o concurso para contratação de novos controladores nem a retirada do controle da mão dos milicos. E fala-se na privatização do setor aéreo como uma das soluções (quem que viu quem te vê em Lulinha). Além disso, uma das soluções dos controladores foi fazer greve, criando atrasos de vôos nunca antes imaginados. Quem poderia imaginar que um dia seria mais rápido viajar de carro do que de avião?

Muito tempo se passou. Escândalos vieram, empurram o caos pra trás, e o brasileiro começa a se conformar com os atrasos, alias, até a agradecer porque seu vôo atrasou apenas 2h. - Hoje dentro do avião, numa escala em Brasília escuto o comandante anunciar no microfone do avião: “Senhores passageiros, meu nome é Fulano de Tal, serei seu comandante durante o trajeto para São Paulo. Em São Paulo o tempo encontra-se nublado e com chuvas. Temperatura de 17 graus. Nosso tempo de vôo será de ‘x’horas e ‘não sei quantos’ minutos. Gostaria de pedir desculpas pelo nosso atraso, mas a aeronave já saiu atrasada desde ontem quando ela saiu de São Paulo com destino a Belém-Macapá-Belém-Brasília. Nós tentaremos compensar o atraso aumentando nossa velocidade de vôo....” ou seja: a desculpa já estava incorporada ao discurso habitual de apresentação da tripulação, assim como aquela velha conhecida nossa “... em caso de despresturização máscaras cairão do teto da aeronave...”

Quando descemos em São Paulo, era impressionante a cortina d’água que se formava atrás dos aviões aterrizando. Escutando as notícias após o acidente podemos concluir que:

¢ Outra aeronave já havia derrapado horas antes e nada foi feito
¢ Governo exige providencias
¢ Morbidez dá ibope
¢ Morbidez = estupidez vide link (
http://vocemanda.fotoblog.uol.com.br/)
¢ Morreu um deputado. Quem sabe dessa vez tomam alguma providencia mesmo.
¢ Desespero e falta de informação assolam o país
¢ 162 pessoas mortas
¢ Mais um recorde pro Brasil
¢ Amanha tem protesto do PSOL
¢ Amanhã tem Pan na Globo
¢ Mais um recorde pro Brasil
¢ Amanhã é um novo dia
¢ Depois de amanhã está tudo esquecido....


Fica aqui meu luto pela vida das pessoas do vôo da TAM, e minha reflexão:

O Acidente foi as 19h mas poderia ter sido as 11h, horário que cheguei em São Paulo

Nenhum comentário: